Junta de Freguesia de Rates Junta de Freguesia de Rates

Caracterização

Rates

S. Pedro de Rates tem o estatuto de Vila e é a maior freguesia do concelho da Póvoa de Varzim (com uma área de 1.383 ha, concelho esse que se situa a norte da Área Metropolitana do Porto. A Vila de Rates faz fronteira com freguesias dos concelhos de Vila do Conde, Barcelos e Vila Nova de Famalicão.

A Vila de Rates está geminada com a cidade brasileira de Mata de São João, a norte da Baía, cidade essa fundada pelo ratense Garcia d´Àvila, filho de Tomé de Sousa.

 

Orago

S. Pedro de Rates


 População (censos 2011)

2.505 habitantes

2.185 recenseados


Festas e Romarias

Senhor dos Passos (Domingo de Ramos)

Corpo de Deus

Santo António

S. Pedro de Rates (26 de Abril)


Atividades económicas

Agricultura e indústria têxtil, serração e transformação de madeiras, metalomecânica e construção civil


Coletividades

Associação de Amizade de S. Pedro de Rates, Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates, Escola de Música, Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates, Associação Casa-Escola Agrícola “Campo Verde”, Associação de Produtores de Leite e Carne de Entre Douro e Minho (LEICAR), Grupo de Escuteiros, Clube de Caçadores e o Clube de Tiro de S. Pedro de Rates.


Património cultural edificado

O centro histórico da Vila de S. Pedro de Rates tem um património edificado notável, desde logo dois monumentos nacionais, a Igreja Românica (século XI-XIII), um conhecido exemplo do românico português, e o Pelourinho, símbolo da autonomia administrativa que Rates manteve até 1836.

Outros edifícios com valor patrimonial são a antiga Câmara (século XVIII), com uma traça arquitetónica que merece ser apreciada, bem como as quatro capelas, que foram construídas entre os séculos XVII e XVIII, destacando-se a arquitetura barroca imponente da capela do Senhor da Praça edificada em 1745 e localizada no centro cívico da Vila.

O único Moinho de Vento que ainda existe em Rates foi restaurado e passou a integrar o Ecomuseu, valorizando o património molinheiro da Vila e da sua matriz rural, com grande tradição de produção de cereais. O Ciclo do Linho e do Pão dão a conhecer as tradições e os costumes Ratenses, através de circuitos e de atividades culturais e pedagógicas que dão a conhecer o património Ratense.

O Monumento a S. Pedro de Rates, uma escultura de Rui Anahory, foi inaugurado em 2003 figura a legendária figura de S. Pedro de Rates, primeiro bispo de Braga e que aqui terá sido martirizado. Rates deve-lhe o nome e as lendas que lhe estão associadas e trouxeram notoriedade a esta vila.

O Monumento a Tomé de Sousa (1503-1579), o primeiro governador-geral do Brasil e nascido em Rates, assinala o vínculo desse português ilustre à Vila de Rates.

O Monumento à Família, da autoria de Pompeu Neto, é uma homenagem da Paróquia de S. Pedro de Rates à família, como pilar básico da sociedade. Foi inaugurado em 1995.

A partir de 2023, a Vila contará com uma Escola de Música e um Museu de Arte Sacra, instalados na centenária Casa Paroquial, na Praça dos Forais, fruto das doações do Padre Manuel Sá Ribeiro e do Professor Levi Guerra.

© 2025 Junta de Freguesia de Rates. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia